quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dixit: Frank Vercauteren


7 de Novembro - antevisão ao jogo com o Genk

"O que queremos ter é qualidade a todos os níveis: técnica, passe, disciplina táctica e entrega física, não a 100, mas a 200 por cento, e moral alto, para sermos mais forte do que os outros. Isso decidirá o resultado"

"É importante conhecer a qualidade do adversário, mas isso não chega, é preciso conhecer a nossa. O mais fácil para mim não existe. Cada jogo é diferente e é sempre difícil. Talvez na teoria seja mais fácil, mas temos é de fazer o nosso trabalho."

"Não há sectores em particular. Ganhamos a 11, 12, 14... jogadores, equipa técnica, dirigentes. Não é por a defesa ter problemas que o problema é sempre provocado pela defesa. É sempre em bloco e juntos que temos de melhorar. O trabalho por sectores é mais para uma época inteira. Agora temos de confiar no que temos e melhorar"

"Não ganhámos em Setubal, nem no jogo anterior e perdemos jogadores. Não há vantagem. Temos de dar o máximo para bater um adversário que lutará com o mesmo objectivo. Prefiro ganhar frente a um adversário completo, mas prefiro também que a minha equipa esteja completa. Mas nunca haverá desculpas. Claro que temos de fazer tudo para ganhar, esteja o Genk completo ou não"

"Não estou no lugar do treinador do Genk. Não sei o que se passa na equipa dele. Presumo que farão o seu jogo. Mas não me vou adaptar ao Genk e sim dificultar a tarefa deles."

"O que vamos tentar fazer é potenciar os momentos melhores e minimizar os menos positivos [frente ao V. Setúbal]. Creio que os jogadores compreendem o que quero dizer. Mas o mais importante é conseguir ganhar. Na primeira parte em Setúbal colocaram em campo tudo, o Vitória teve meia ocasião e marcou, enquanto nós, com quatro ou cinco, não. Eles sentem que não houve recompensa"

"Nunca disse que não estava satisfeito com a qualidade da equipa. Falei de alguns jogadores, mas isso não significa que são culpados. Estamos à procura de soluções. As razões até podem estar noutros sítios"

"Penso sempre no que correu bem. É fácil falar do que correu mal. Comecei pelos aspectos positivos. Claro que tirei ilacções, aprendemos com os erros, mas prefiro ter uma atitude mais positiva"

"É possível [haver alterações no onze], mas não será por alguém ter feito um mau jogo e tenha de sair."

"[Jogadores da equipa B] Se for necessário, numa determinada posição - e não só para amanhã, mas também para domingo - por que não? Há jovens jogadores bons. Mas também não quero enterrar jogadores, queimá-los"

4 de Novembro - após a derrota com o Vitória de Setúbal (2-1)

"Começámos bem, mesmo sofrendo um golo feliz. Quando uma equipa não está bem acontecem estas coisas. Depois assumimos o comando do jogo e tivemos mais oportunidades. Ao intervalo não estava descontente. Era preciso continuar assim na 2ª parte, mas não conseguimos ter a mesma qualidade na 2ª parte. Demos oportunidades ao adversário e depois tivemos de correr atrás do prejuízo. Mesmo contra dez não tivemos muitas oportunidades."

"É errado pensar negativamente. É normal, mas temos de ser positivos. Não podemos estar felizes, mas temos de ser positivos. Temos de trabalhar e melhorar. Estamos desiludidos mas temos de ultrapassar isto."

[mudou o treinador mas o desfecho foi o mesmo. A que se deve este momento do Sporting?] "Temos dois problemas: em primeiro lugar não se ganha, e depois não há tempo. Há muito trabalho para fazer."

[gostou da atitude?] "A atitude foi boa. Não me posso queixar. Não tivemos foi continuidade. Podemos sempre fazer melhor. Quisemos fazer melhor, mas não conseguimos."

"Essa abordagem é errada. Vocês sabem que agora não podemos contratar. Eventualmente em Janeiro. Se falo de reforços é porque não confio nos jogadores que tenho. Agora só podíamos contratar jogadores livres, e se estão livres ou não são bons não estão em forma. Tenho de trabalhar com este grupo, sem arranjar desculpas."

"Tivemos falta de confiança e concentração. Estou desapontado com a qualidade de alguns jogadores, sem referir nomes. Os próprios jogadores sabem quem jogou bem e quem não jogou bem. Alguns tentaram reagir e outros não. Mas um ou dois jogadores não são culpados. A equipa é que é culpada porque perde. Peço desculpa aos adeptos"

3 de Novembro - antevisão ao jogo com o Vitória de Setúbal

"Não haverá revolução. Isso colocaria em causa o trabalho dos meus antecessores. Manterei 80 ou 90 por cento. O que mudar será pouco a pouco, em função da condição dos jogadores. Revolução não. Os outros treinadores deixaram um trabalho feito. O Oceano fez um bom trabalho. Vamos incutindo algumas mudanças. Algumas já neste jogo, outras com o Genk, outras com o Braga. Mas revolução não"

"O que conta é a dinâmica, se é boa ou não. Eu próprio gosto de mudar, de vez em quando. Não mudo por mudar, mas para melhorar o desempenho" - sobre sistema táctico

"Equipa está aberta e disponível e precisa de um empurrãozinho que só as vitórias dão. Os jogadores não têm de pensar no passado"

"Não devo pensar em ganhar, mas pensar naquilo que é preciso para ganhar. Não podemos esquecer o caminho. O resultado é o reflexo de um caminho bem escolhido. Não podemos pensar apenas no resultado final, sem saber como chegar lá. Se eles jogarem bem, se fizerem bem o caminho, o resultado aparecerá. A não ser que o adversário faça um trabalho melhor."

"À minha volta tenho pessoas que conhecem bem o adversário, e eu tive acesso a relatórios, vi o jogo da época passada, em que o Sporting perdeu. A preparação dos jogos implica delegação de tarefas, e eu tenho feito isso. Tenho todo o respeito pelo Vitória, e por todos os adversários, mas a minha prioridade é centrar-me na minha equipa. Quem está junto a mim tem ajudado a conhecer o adversário."

"Um jogo de futebol não é apenas primeira ou segunda parte. É do primeiro ao último segundo. Durante esse tempo temos de evitar erros e estarmos presentes. Não sofrer, também, mas sobretudo pensar em marcar. Temos de estar concentrados e ter uma presença muito grande ao longo de 90 minutos."

"Não estarem todos ao melhor nível não pode ser uma desculpa. O treinador tem de estar preparado para isso, e potenciar os jogadores."

2 de Novembro - declarações a A Bola

"Nunca tive dúvidas sobre a qualidade dos jogadores"

"O próximo jogo, com o Vitória de Setúbal, é difícil, como todos sempre são mas vejo os jogadores motivados. As coisas difíceis são para entender e estamos sempre confiantes"

"Passado é passado e foi isso que dissemos, que têm de ter em conta a situação mas esquecer e trabalhar para dar a volta, seguir em frente"

"Estamos a mostrar o que pretendemos. Ainda é preciso interromper muitas vezes o treino mas os jogadores estão a assimilar bem"

30 de Outubro - apresentação como treinador do Sporting

"Durante estes últimos tempos tive oportunidade de reflectir. Decidi ser eu agora a escolher o que queria fazer. Sabia o que queria em termos de qualidade, de estrutura, de forma de jogar, de atitude. O Sporting responde totalmente a todos estes predicados, apesar de os resultados agora não serem bons."

"É de facto um período difícil mas o potencial existe, o talento existe. Não foi difícil a escolha, foi fácil. A única coisa que precisei de conhecer foi os jogadores."

"Antes de podermos pôr a equipa a funcionar, temos de escolher a melhor altura para o fazer. Não é em dois dias que isso se faz. Para mexer, para pôr os jogadores a pensar doutra forma, é preciso tempo. Não pode ser feito de um momento para o outro. É preciso escolher a melhor altura para o fazer. É preciso dar tempo para os jogadores se adaptarem"

"Em termos de problemas com a equipa e jogadores falo com eles e mais ninguém. Jogadores têm potencial que deve ser explorado, quem me conhece sabe bem que não respondo a essas questões directamente."

"Importante é ter uma atitude positiva. Hoje já ouviram o que espero deles e será sempre com eles que falarei."

"Há um problema, isso sim, porque a equipa não ganha jogos"

"Jogo com o Genk? Não me causa problemas, até dá prazer. Tenho boas recordações do Genk e bons amigos mas sou treinador do Sporting e o objectivo é ganhar pelo Sporting"

"Quando pego numa equipa a meio da época não implica alteração nos métodos de trabalho. Tenho é de aproveitar o que já foi feito, perceber a equipa em estados físicos, tácticos e mentais. Tudo o resto, o trabalho e a ambição, não há desculpas. Estamos cá para tentar ganhar a curto prazo e recuperar o máximo que se conseguir"

"Já falei com o presidente sobre um adjunto e pedi um. Ainda não está decidido quem será, primeiro tenho de ver o que existe no clube, definir um perfil da pessoa de que irei precisar e só depois verei quem melhor irá preencher. O factor linguístico terá o seu peso. Neste momento tenho já o Oceano, que é um poliglota."

"Os jogadores também têm de fazer um esforço para comunicar. O português será um factor a ter em conta, eu próprio tentarei aprender a língua o mais rápido possível."

"O problema é não ganhar. É com isso que tenho de me preocupar, ver o que é preciso potenciar a nível técnico, táctico, físico e sobretudo mental."

"Nasci com pressão, vivo com pressão. Quem quer jogar ao alto nível, tem de saber lidar com a pressão. Quem não quiser estar sujeito a pressão, tem de ir jogar para outro lado"

"O lugar do Sporting é no topo da classificação. Para chegarmos lá, é preciso marcar golos"

"Semana após semana, jogo a jogo é o importante. Fazer o melhor todos os jogos, mantendo sempre o horizonte da Liga dos Campeões em vista. Não vamos estar preocupados com outros, vamos estar preocupados connosco"

"É provável que tenhamos de recorrer aos jogadores da equipa B e da academia. É isso que irá já acontecer a partir dos próximos treinos. Não me peçam nomes porque não seria justo, porque depois o jogador ia achar que era tudo fácil e que ia receber um carro do presidente e um contrato melhor. Não é assim que trabalhamos."

"Antes de começarmos a correr temos de saber andar. Temos de ter ambição e ser realistas. Há muito jogo por jogar, muitos pontos por disputar. Prefiro fazer primeiro e falar depois. Temos de procurar a qualidade."

"Enquanto matematicamente for possível, continuamos a acreditar"

"Em qualquer equipa, o treinador é sempre quem está de passagem. Não ficar mais tempo não significa que o projecto não seja bom"

"Quero dizer obrigado aos adeptos, fui muito bem recebido. Há uma grande paixão, fanatismo no bom sentido, são os melhores adeptos que uma equipa pode ter. Tentarei corresponder às expectativas, mostrando muita paixão e muito empenho"

"Quero agradecer ao clube, ao presidente, aos dirigentes, por me terem escolhido. É sempre agradável ser escolhido. É uma oportunidades que muitos gostariam de ter tido. É um prazer, um privilégio. Quero corresponder às expectativas."

"Não sei quanto tempo vou ficar, espero que não sejam apenas os oito meses Quero fazer subir o nível de toda a equipa. Este é um clube muito importante. Não vim para Portugal por ser um país bonito. Vim para estar num projecto que espero que tenha pernas para andar e que seja duradouro"

"Oceano tem sido muito importante, corresponde exactamente ao que me disseram. Quero que fique a trabalhar comigo. Se vier um adjunto, não será para o substituir, mas para ter a melhor equipa possível."

"Jogadores têm potencial. Importa esquecer o passado e trabalhar para concretizar o potencial"

26 de Outubro - declarações à imprensa belga

"Houve dois clubes que entraram em contacto comigo mas quando apareceu a proposta concreta do Sporting decidi logo"

"Vou para um país quente, com estádios bonitos e com um campeonato de qualidade"

"As expectativas são altas. O Sporting é um clube de topo, eles querem os resultados que não têm conseguido nas últimas semanas. Farei o meu melhor para ajudá-los a sair desta situação"

"Na segunda feira estávamos todos a conversar em volta de uma mesa. Foi tudo muito rápido"

24 de Outubro - dia do anúncio oficial
"Os adeptos fazem parte da equipa"

"Estou contente com o Sporting. Muito"

"É uma pena o Sporting estar nesta situação [momento complicado]. Primeiro vamos tentar fazer as coisas com calma. Eu não sou importante. O importante é o clube e a equipa"

"Não tenho comentários a fazer à equipa. Se tiver de dizer alguma coisa é aos jogadores. Vou falar primeiro com os jogadores e com o presidente. Vão ser os primeiros com quem vou falar"

"[Vai ficar só até ao final do ano?] Não, de todo. Agora faço parte da estrutura do clube. Isso é que é importante. Não estou preocupado com o futuro mas não queria ficar por aqui. Gostava de ficar mais tempo mas primeiro temos que ganhar"

"Não tenho nenhum problema, pelo contrário. Esta ligação está de acordo com os meus interesses. Mas isso não quer dizer que não saiba que estou aqui por tempo determinado"

"Pelo que sei é um grande clube. Temos que olhar para tudo o que está à volta. O empenho, a ambição, o funcionamento do clube, o interesse dos adeptos. É um grande clube"

"O campeonato português é bastante conhecido. É possível segui-lo em todo o lado. Tem qualidade, bons jogadores e boas equipas. Por isso é um bom desafio"

"[Espera ser bem acolhido em Lisboa?] Sim, mas isso não é o mais importante. O que interessa é a equipa. Tudo farei para ser bem recebido. A equipa é a minha prioridade"



Sem comentários:

Enviar um comentário