quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dixit: Godinho Lopes


1 de Novembro - entrevista ao jornal A Bola

“Quem paga um bilhete para ir a Alvalade, quer ver a sua equipa ganhar, ou ver uma entrega dos jogadores que honrem o clube”

“Para além de ganhar, tenho outra ambição: fazer com que os sportinguistas se sintam bem em casa. Que percebam o que são os seus activos e que possam vir aplaudir ou assobiar, mas percebendo que ali estão os seus activos”

“No último jogo verificámos que alguns jogadores falharam passes que não tinha a ver só com o facto de o piso estar molhado ou a bola ser travada pela chuva. Houve falhas efectivas e na minha opinião resultaram do bloqueamento demonstrado pelos jogadores”

“Queríamos alguém que percebesse o estado do clube, conhecesse as alterações que houve e as nacionalidades da equipa. Tinha que ser alguém que fechasse e congregasse em si essa capacidade”

“Quem conversou sozinho com Franky Vercauteren fui eu. Quem identificou o perfil fora das imagens virtuais fui eu. A determinação da escolha foi minha”

“Estou a exercer novas funções, com novas responsabilidades e tenho que ter os meus próprios objectivos de acordo com isso”

“Ainda há dias [Vercauteren] me contou o seguinte episódio: na Bélgica, às refeições, os jogadores flamengos sentam-se separados dos francófonos. Está habituado a idiossincrasias, culturas e maneiras diferentes de reagir. A principal característica que me agradou, já que o resto vamos ver, foi a sua sensibilidade para ver o que é o Sporting e o seu momento”

“Pode levar um a dois meses até colocar a equipa em condições diferentes das que está hoje. A qualidade está cá”

“Havia a necessidade absoluta do discurso directo correspondente à formação, contratação, à ligação com o treinador, estar na minha pessoa”

“[Falha do Sporting] Organização, disciplina, métodos, respeito… Há muita coisa que se passa em toda a ala da formação”

“Paulo Farinha Alves tem a preocupação de criar métodos, carreiras, organização disciplinar e tudo isto não tem a ver com o futebol directamente, mas sim com organização e princípios”

“Luís Duque e Carlos Freitas contribuíram para a minha eleição, não tenho dúvidas, e estou grato pelo seu trabalho. Isso não está em causa. Não vão ouvir-me dizer uma palavra contra. Olho sempre para o futuro. Preciso sempre de saber se tenho um rumo e se ele é ou não o melhor para o Sporting”

“Custa-me estar a falar de dinheiro, pois os sportinguistas querem é vitórias”

“O Sporting tem de ser gerido de dentro para fora, com disciplina. O Sporting tem futuro desde que nos respeitemos uns aos outros e saibamos respeitar um projecto de três anos de mandato”

“Com tanta oposição interna, não precisa de haver oposição externa”

“Existe e existirá sempre [perigo de aventureirismo]. As pessoas que andam com a cabeça enterrada na areia, de vez em quando, aparecem”

“Saiu outro dia um livro da ECA. E qual foi o clube em Portugal em que falaram da academia? O Sporting! Houve uma eleição das três principais academias europeias. E quem lá está? O Sporting! Olhamos para a equipa nacional e de quem são as principais referências? Do Sporting! Olhamos para os dois jogadores galardoados com o maior prémio mundial e são do Sporting…”

“Quando aprovámos na assembleia geral do Sporting a fusão da SPM com a SAD estava a criar condições de balanço para que a situação líquida do Sporting fosse diferente com um único objectivo: começar a trabalhar para respeitar as regras do fair-play financeiro, que é uma matéria fundamental”

“A época 2012/203 é fundamental para que possa alterar as condições de balanço e criar um caminho positivo na área financeira e a sustentabilidade do clube, com capitais próprios, para que a UEFA verifique que estamos no rumo certo e que podemos participar nas competições europeias em 2015”

“Cada um apareceu com o seu treinador e eu fui o único que não surgiu. Domingos apareceu mais tarde. Nunca quis ligar a minha candidatura a nenhum treinador por querer estar livre para tomar decisões e não querer ganhar votos à conta do treinador”

“Não vou colocar em cima da mesa as razões que estiveram subjacentes à saída de Domingos. Primeiro pelo respeito que tenho por ele (falo com ele todas as semanas como falo com o Ricardo) e em segundo porque temos um documento assinado, que também vou respeitar. A razão principal do seu afastamento foi que face às ambições do Sporting, era preciso colocar outra pessoa”

“O Ricardo não chegou a ser campeão nos juniores, estava a fazer um bom trabalho, e pensou-se que, sendo uma pessoa da casa, e que a conhece bem, não poderia sequer discutir-se o seu sportinguismo, pelo que entendíamos que tinha condições para pegar na equipa e ganhar”

“Desminto se disseram que fizemos um mau campeonato na época passada. Afinal de contas fomos às meias-finais da Liga Europa, à final da Taça de Portugal e ficámos em quarto lugar no campeonato, a três pontos do SC Braga e a 16 do FC Porto”

“Entendi que era o momento de, de uma forma transversal, pôr os dirigentes do clube que me apanharam em todo este processo também na SAD, de forma a que, de uma forma clara, quem foi eleito e que é responsável pelas derrotas, também seja responsável no momento das vitórias. E que tenha uma palavra a dizer, pois afinal de contas dão o rosto todos os dias pelo clube. Entendi que era a melhor maneira de unir o Sporting à SAD e dizer que quem foi eleito também tem responsabilidades”

“Posso dizer que notícias que saíram com eventuais investidores acabaram com essas possibilidades. Prejudicaram o Sporting. O estado hermético é fundamental para o futuro”

31 de Outubro - apresentação de Franky Vercauteren 

"Fui adiando o tema de propósito na medida em que entendi que depois de termos substituído como substituímos o Domingos, merecia uma reflexão mais atenta esta nova substituição."

"Aproveito para agradecer a paciência que os adeptos têm tido. Estou atento aos sinais. Estou a trabalhar para criar um projecto sustentável, não se criam resolvendo os problemas à pressa, mas criando condições para que o Sporting crescer e possa de facto voltar a atingir os níveis pergaminhos que merece."

"A contratação do Franky representa exactamente esse passo que teve de ser precedido pelo afastamento de Luís Duque e Carlos Freitas e da tomada de posse do novo conselho de administração. O treinador tinha de tomar posse com o projecto estável, falando com quem já estaria de futuro. Por isso pedimos a Oceano que assumisse a equipa durante quatro semanas e aproveito para agradecer a dedicação e coragem. Resultados não tiram o mérito ao seu empenho e seu trabalho. Oceano vai fazer parte da futura equipa técnica como adjunto do Franky."

"Não quero criar expectativas de que tudo estará alterado no próximo jogo. Há um trabalho de fundo que tem de ser feito. Pôr tudo a jogar com a qualidade que o Sporting merece necessita de tempo. Aquilo que peço é que acreditem no trabalho de fundo que está a ser feito, acreditem que esta mudança é uma mudança a favor do Sporting e que é uma mudança que vai permitir criar condições para que o Sporting volte aos lugares da ribalta que merece."

"Houve dezenas de treinadores que se ofereceram para o treinador do Sporting e enquanto os nomes iam corrido na imprensa já tínhamos escolhido Vercauteren. Antigo jogador, com qualidade, aposta na formação, ganhador e a aceitou um desafio que não é fácil a ter contrato até Junho. Estamos a construir um projecto sustentado. Acredito na qualidade e estamos a criar condições para poder ganhar."

"Vercauteren já tinha visto o jogo com o Moreirense. Pediu dois meses para aplicar os seus métodos."

"Fui eleito para cumprir um mandato de três anos e estou para cumprir um mandato de três anos."

"Referi várias vezes que no primeiro ano era preciso aproximar o clube e os adeptos. Fiz 120 mil quilómetros de estrada em Portugal para estar perto dos adeptos. Disse que o segundo ano era de restruturação. E disse que o terceiro ano era para ganhar desportivamente e é isso que vamos fazer."

"Não sou surdo aquilo que os adeptos dizem, têm legitimidade para dizer aquilo que entendem e eu estou aqui para ouvir, para ter paciência e quando eles têm razão, mais do que nunca, respeito."

"Se vier investidor, a situação ficará mais tranquila. Há duas maneiras de o fazer: difundir a marca Sporting no exterior e adaptar a estrutura de custos para poder garantir que os resultados operacionais são positivos. É uma promessa que fiz desde o princípio e que vou cumprir. Fazendo-o estou a criar condições de sustentabilidade"

"Estou aqui para servir os adeptos e não servir-me a mim. Estou aqui para demonstrar jogo após jogo que mereço estar aqui. Estou aqui para trabalhar. O que peço é que acreditem que o trabalho que está a ser feito é um trabalho sustentável"

"Não estou a procurar desdramatizar mas gosto de relativizar. Drama é as pessoas não terem para comer, perderem o emprego, morrer em acidentes. Um clube tem altos e baixos em 107 anos. Importante é saber o que estamos a construir. Não venho chorar mágoas do passado do que encontrei no clube. A escolha vem incorporar o desafio que entendi que era mais adequado para corresponder às necessidades do Sporting"

"Posso prometer trabalho e que jogo após jogo vai haver alterações. Seria uma promessa errada da minha parte dizer que seria já no primeiro jogo. Posso garantir que o trabalho que está a ser feito é sério."


24 de Outubro - sobre Franky Vercauteren

"Ele foi escolhido por variadíssimas razões. É um homem de formação, foi da formação do Anderlecht. É um homem campeão: nos últimos cinco anos foi campeão três vezes"

"A última das vezes foi campeão num clube como o Genk, em que foi buscá-lo ao 12.º lugar – nós por acaso estamos em 12.º lugar [risos], é uma coincidência"

"Para além disso, ele integrou inúmeros miúdos – o Vossen, por exemplo (quero-vos dizer que foi um jogador que nós pensámos nele) é um jogador que foi ele que o foi buscar"

"Variadíssimos jogadores que hoje integram as equipas do Anderlecht e do Genk foi ele que os foi buscar. Portanto é um treinador que tem 56 anos, mas está determinado e aceitou vir até Junho, com possibilidade depois de nós podermos optar por renovar"

"Aceitou o desafio, conhece o momento do Sporting e conhece que o Sporting além de apostar na formação, hoje tem 11 nacionalidades dentro do Sporting"

24 de Outubro - programa "Última Palavra" com Fátima Campos Ferreira

"Devemos ter em conta para onde devemos ir. O Sporting tem de afirmar naquilo que é bom o seu futuro. O seu futuro é a formação"

" Escolha do treinador não é causa nem efeito da saída de Duque e Freitas. Quero dizer que houve ofertas de dezenas de treinadores. Sporting é um clube grande, não só nacional como internacionalmente"

" Queríamos um treinador que atingisse a internacionalização da marca do Sporting através da formação"

"Quando se escolhe depressa um treinador é porque já estava tratado e diz-se que fizemos a folha ao treinador. Quando demoramos tempo é porque demoramos tempo"

"O futebol vai ficar debaixo da minha responsabilidade. Vou seguir mais de perto todas as decisões (anteriormente eram partilhadas e sou totalmente responsável por elas)"

"Na formação, Sporting tem tido sucessos atrás de sucessos. É um modelo organizado"

"Alguma coisa está errada, no Sporting ganhámos dois campeonatos em 30 anos. Havia uma bicefalia clara entre o Sporting e a SAD. Paulo Farinha Alves surpreendeu muita gente, veio para tratar da organização ligada ao futebol"

"Scolari foi um nome, houve variadíssimos nomes. Procurámos encontrar qual era o nome que respondia aos novos desafios do Sporting. Scolari teve sucesso em Portugal, toda a gente ficou satisfeita com Scolari"

" Eu não posso criticar a comunicação social por especular. Claro que não (banca não teve nada a ver com escolha do treinador). Banca tem sido largamente injustiçada em todo o processo. Banca tem financiado o Sporting nos últimos anos"

" Gostaria de ter uma escolha mais abrangente. Precisava de alguém que tivesse o ADN da formação. Sporting escolheu o treinador que queria desde o primeiro momento"

"Depois da saída de Sá Pinto, fui conversando com Oceano relativamente à restruturação que estava a fazer. Sabia desde a primeira hora tudo o que estava a acontecer"

"Domingos Paciência é uma pessoa que gosto, cuja personalidade eu gosto. Não vou fazer nenhuma crítica, nem a ele nem Sá Pinto. Sporting vai deixar de pagar a três treinadores em Novembro, porque Domingos está cansado de não trabalhar, diz que vai começar a treinar"

"É o momento do Sporting ter o seu projecto e não ser evasivo"

"Orientação vem de dentro para fora. Vou dizendo o que acho que devo dizer em cada momento"

" É inacreditável. Toda a gente fala no Sporting"

"Eu continuo cá. Onde é que está o fraquejar? Fraquejar é bater a porta e ir embora"

" Eu acho que tenho jeito para fazer aquilo que gosto, que é para ser presidente do Sporting. Eu tenho de gerir o Sporting como um clube. Tenho de saber em cada momento aquilo que é mais importante para o Sporting. Modalidades não servem só de bandeira eleitoral para dizer que é tudo eclético"

"Eu fico envergonhado com o desempenho do Sporting"

" Investimento estrangeiro não é tão importante assim para a restruturação financeira"

" Sporting não só tem os ordenados em dia como não tem instruções para acabar as modalidades. Atrasos de 10/15 dias são normais no futebol"

"Com tanta gente a dizer mal do Sporting e que é um clube falhado, gostava de investir no Sporting? Tive de redefinir a minha estratégia, para criar condições de sustentabilidade quer haja investidor ou não"

"Tenho a certeza de que ganharia se houvesse eleições agora"

" O Luís Godinho Lopes esteve a conhecer o clube por dentro. Vai haver um regime presidencialista no contexto do Sporting"

"A minha voz tem-se feito sentir. Afinal de contas, as pessoas têm saído e eu tenho ficado"

"Estratégia passa por assumir que a formação faz parte do ADN do Sporting"

" Estou preocupado com o clube que gosto, não estou preocupado comigo. Nunca passei uma AG com menos de 62/63% dos votos depois de ter ganho as eleições com 37%"

"Sou incapaz de me demitir"

"Nenhum clube vive a pagar um quarto daquilo que vende em encargos financeiros"

Sem comentários:

Enviar um comentário