quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jeffrén não estava a dormir


A fotografia correu mundo e logo os adeptos do Sporting encontraram um motivo para aumentar as críticas a Jeffrén, um jogador que prometeu muito na primeira época apesar das lesões, mas que tem estado vários furos abaixo do esperado.

A imagem captada por um fotógrafo da Global Imagens é motivo de notícia hoje no jornal O Jogo (do mesmo grupo que a Global Imagens), que esclarece que "na verdade, o momento ocorreu escassos instantes antes do apito inicial do árbitro Bruno Esteves e não passou de uma questão de segundos em que o extremo fechou os olhos e baixou a cabeça."

Pessoalmente, não precisava deste esclarecimento, deste "preto no branco". Quem é que, no seu devido juízo e analisando de forma puramente racional, pôde pensar que um jogador do Sporting, fosse ele qual fosse, tinha adormecido no banco de suplentes? É sintomático do estado de nervos e ansiedade em que andamos todos. Com razão.

Uma última nota para a decisão de Vercauteren de dar um dia de folga ao plantel. Sinceramente, não me choca. Ao contrário do que se tem vindo a escrever, hoje não seria o primeiro dia, mas sim ontem, conforme foi dito várias vezes durante a conferência de imprensa. Especulando apenas, não me admiro nada que Vercauteren tenha auscultado o estado dos jogadores e percebido que esta era a melhor decisão a tomar. O cansaço mental é tão perigoso como qualquer outro e esta alteração de rotina, é importante não só para os jogadores mas também para a relação de confiança entre equipa técnica e plantel. Vercauteren está a dizer que percebe os jogadores, que podem contar com ele, que terão tempo para aquilo que precisam. Isto numa mão. Na outra, estará o futuro, em que terá a mesma liberdade para lhes exigir total entrega e dedicação. Sinceramente, encaro esta decisão como mais um mind game que tem tudo para dar frutos.

Falta saber se o treinador aproveitará/está a aproveitar o dia para conversar com vários jogadores.

1 comentário: