sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A vez de Pedro Mendes


Franky Vercauteren avisou que vai começar a chamar elementos da equipa B porque as exigiências derivadas das lesões assim o obrigam. Esperava-se que o fizesse de qualquer maneira mas o contexto precipitou o primeiro momento. Nesse sentido, e com as lesões de Daniel Carriço e Khalid Boulahrouz, é quase certo que Pedro Mendes será o primeiro elemento da equipa B a ser chamado pelo belga para um jogo.

Como, se viu o quinto cartão amarelo contra o Sp. Braga B e não pode actuar na Luz contra o Benfica B? O regulamento da Liga Portuguesa de Futebol Profissional é claro. No ponto d) do artigo 15.º do Regulamento de Inscrição e Participação de Equipas B na II Liga por clubes da I Liga pode ler-se que "o jogador que em representação da equipa B acumular alguma série de cartões amarelos previstas nos números 7 e 8 do artigo 164.º do Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela LPFP, poderá constar da ficha técnica do jogo seguinte da equipa principal, sem prejuízo da sanção ser cumprida na jornada seguinte da competição em que se verificou a infracção".

Não me compete a mim avaliar se a decisão faz sentido, mas neste momento beneficia claramente o Sporting e o próprio Pedro Mendes. A vaga de lesões pede a chamada de um central e a escolha recair no jovem que já jogou pelo Real Madrid na Liga dos Campeões não prejudica a equipa B no dérbi com o Benfica na medida em que não poderia ser utilizado de qualquer forma.

Como Betinho já se estreou antes de Vercauteren, tudo indica que Pedro Mendes seja mesmo o primeiro desta nova fornada do ADN leonino que Godinho Lopes apregoa. Ainda assim, é preciso não esquecer que o primeiro treinador da equipa principal a chamar o central para um jogo foi Paulo Bento em 2008/2009. Na altura, foi chamado para o banco em três ocasiões: 2-5 com o Barcelona para a Liga dos Campeões, 2-0 ao V. Guimarães para o campeonato e 1-0 em Vila do Conde para a Taça da Liga. Com Vercauteren poderá conseguir finalmente os primeiros minutos em campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário