quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Não saber passar o meio-campo

Aproveitei a véspera do jogo com o Genk para dar uma vista de olhos no V. Setúbal-Sporting. Durante os últimos dias fui assimilando opiniões e criando um núcleo de ideias-chave consensuais. Ninguém põe em causa que a primeira parte já mostrou coisas muito positivas e que é preciso partir daí para o futuro. Vercauteren mantém sempre essa ideia, que é preciso realçar o positivo, que é a partir do positivo que se deve trabalhar.

Fui rever a primeira parte do jogo e cheguei a algumas conclusões. Nota-se que já houve trabalho nas bolas paradas ofensivas (o pormenor de Schaars a pedir para o árbitro apitar para iniciar uma movimentação num livre fez soar o sinal de alerta) e que Labyad e Jeffrén foram titulares para explorar as diagonais interiores - o marroquino faz disso mesmo a postura base. Mas parti com outro interesse: muito se tem falado da péssima construção de jogo do Sporting e da forma como Xandão e Rojo ajudam a destruir a posse de bola.

Mito? Facto? Fui ver e decidi que ia enquadrar de forma estatística todos os momentos, durante esses primeiros 45 minutos, em que a bola ultrapassou a linha do meio-campo com o Sporting em posse. Conclusão? O Sporting não sabe passar o meio-campo. Porquê? É preciso ver que o V. Setúbal esteve bem ao tentar tapar a construção com uma pressão logo na saída de Rui Patrício, mas só isso não explica tudo. O Sporting não soube movimentar a bola, não teve paciência e caiu na tentação do passe longo. Foram 20 tentativas com uma taxa de insucesso enorme. Apenas três (15%) foram parar a um jogador do Sporting que tenha conseguido manter a posse.

Como evitar isto? É preciso dinâmica. É preciso conseguir empurrar o adversário mais atrás e desequilibrar através das movimentações. Estou curioso para saber como será esta quinta-feira com o Genk. Aproveito para vos deixar os dados em bruto para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões.

Passes curtos certos (11):
4 - Schaars
2 - Xandão, Rojo e Rinaudo
1 - Insúa

Passes curtos errados (1):
1 - Rojo

Passes longos certos (3)
1 - Rui Patrício, Rojo e Insúa

Passes longos errados (17)
5 - Xandão
3 - Rojo e Schaars
2 - Labyad
1 - Rui Patrício, Insúa, Rinaudo e Izmailov

Progressão com bola (9)
2 - Cédric, Xandão, Schaars e Izmailov
1 - Rinaudo




Sem comentários:

Enviar um comentário